A história do Marketing no Brasil 💚💙💛

 

       Conceituados especialistas vêm afirmando que a primeira geração do marketing no Brasil ocupou as décadas de 1950 e 1960, caracterizando-se pela utilização relativamente envergonhada da palavra “marketing”. Tanto é que muitos empresários usavam as palavras “comercialização”, “mercadologia” e até a expressão “mercadagem” para traduzir a ciência mercadológica.
     Poucas organizações utilizavam algumas ferramentas do marketing como vendas, promoções, propaganda, distribuição de forma desorganizada e espalhada por áreas distintas na empresa. Outras até possuíam um setor de “Pesquisa e Desenvolvimento” que era utilizado exclusivamente sob a ótica da “Produção”, ficando submissa a esse setor.
        Ã€ exceção de algumas filiais americanas, nas demais organizações brasileiras existia um esboço da área de marketing camuflado com títulos como “Departamento de Expansão” ou “de Desenvolvimento”. Isto é, em sua primeira geração, o Brasil recebeu a novidade com cautela e medo, diante da força da palavra marketing e dos seus segredos.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Conclusão final

A Etec de Sapopemba