Pesquisas

 


Pesquisa primária

    Pesquisa primária, às vezes chamada de “pesquisa de campo”, é a coleta e análise de informações e dados que ainda não estão disponíveis. Isso gera seus próprios conjuntos de dados e informações, e a metodologia de pesquisa pode ser adaptada para atender aos seus objetivos específicos. Os resultados fornecem à empresa informações novas e estratégias. Pesquisa primária inclui entrevistas, visitações aos pontos de venda, surveys, grupos de foco, questionários e experimentos. Pode ser quantitativa e qualitativa.

 Pesquisa secundária

          Pesquisa secundária, ou “pesquisa documental”, é a síntese de informações e dados que já foram coletados por outras fontes. Revistas, livros. Dados de importação e exportação, dados de produção, estatísticas e censos governamentais são alguns exemplos de pesquisas secundárias. Na era digital atual, há uma oferta abundante de pesquisas secundárias de fácil acesso e muitas vezes gratuitas. Esse tipo de informação pode ser útil para muitos assuntos, fornecendo uma visão geral de um mercado e indicando as tendências de consumo. No entanto, muitas vezes não é detalhada, específica ou recente o suficiente para responder a questões comuns do mundo de negócios. É ai que a pesquisa primária entra em cena.

 Pesquisa descritiva

    A pesquisa descritiva tem por objetivo descrever as características de uma população, de um fenômeno ou de uma experiência. Esse tipo de pesquisa estabelece relação entre as variáveis no objeto de estudo analisado. Variáveis relacionadas à classificação, medida e/ou quantidade que podem se alterar mediante o processo realizado.

    Quando comparada à pesquisa exploratória, a única diferença que podemos detectar é que o assunto já é conhecido e a contribuição é tão somente proporcionar uma nova visão sobre esta realidade já existente.

Pesquisa qualitativa

    Pesquisa qualitativa é um tipo de método de investigação de base linguístico-semiótica usada principalmente em ciências sociais. Costumam-se considerar técnicas qualitativas todas aquelas diferentes à pesquisa estatística e ao experimento científico, isto é, entrevistas abertas, grupos de discussão ou técnicas de observação de participantes.

    A investigação quantitativa atribui valores numéricos às declarações ou observações, com o propósito de estudar com métodos estatísticos possíveis relações entre as variáveis, enquanto, a investigação qualitativa recolhe os discursos completos dos sujeitos, para proceder então com a sua interpretação, analisando as relações de significado que se produzem em determinada cultura ou ideologia.

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